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TJGO - Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

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UMA HOMENAGEM A RIO VERDE

sexta-feira, 15 de abril de 2016


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Olá, leitores!
São muitas as tarefas que temos no dia a dia e, por isso, muitas vezes não conseguimos dar conta de tudo
Com uma rotina atribulada, é cada vez mais difícil conseguir organizar o tempo para fazer todas as coisas que precisamos. Trabalho, trânsito, afazeres domésticos, estudo, idiomas, filhos, entre tantas outras, são tarefas que nos ocupam o dia todo – ou praticamente todo – e fazem com que tenhamos dificuldade para conciliar toda a nossa agenda.
A falta de tempo também gera um efeito bola de neve e passamos a acumular todas as tarefas que não conseguimos dar conta para o dia seguinte, depois para o outro, para outro e assim por diante. Além de não conseguirmos nos concentrar no que é necessário, ainda temos queda na qualidade de vida e aumento do nível de estresse.
Para garantir sucesso na vida profissional e pessoal sem se sacrificar demais, é preciso traçar metas, objetivos e um rumo. Confira abaixo como organizar melhor o seu tempo e conseguir conciliar todas as tarefas sem problema:

1. Planeje suas atividades do dia. Trace uma panorama de seus afazeres e determine o tempo que deve gastar em cada tarefa. Inclua, sempre, as pendências para que elas sejam realizadas no dia seguinte. Depois, determine a prioridade dos itens (classifique pela dificuldade ou importância), assim, você evita perder tempo demais com coisas desnecessárias;
2. Planeje a semana: quando você sabe o que fará na semana, pode evitar a perda de tempo e não deixar nada para a última hora;
3. Se tiver um plano do seu mês, poderá imaginar o que quer para o seu futuro;
4. Comece pelos itens que são prioridades. Você estará mais disposto e tende a pensar melhor nas soluções dos problemas;
5. Determine alguns momentos específicos para tarefas rotineiras, como ler e responder e-mails. Se você abre um e-mail toda vez que chega, acaba perdendo muito tempo;
6. Desenvolva uma rotina. As tarefas que você precisa fazer todo dia podem ficar mais fáceis se você estabelecer exatamente o que deve fazer pela manhã, tarde e noite e repetir isso todos os dias;
7. Faça atividades físicas. O exercício acelera o metabolismo, dá mais energia e elimina o estresse;
8. Termine as tarefas. Se começar a fazer um trabalho, não deixe-o para depois;
9. Dê um tempo. Intervalos de descanso são bons e fazem com que você fique mais produtivo;
10. Diga não! Nem sempre você precisa fazer o que te pedem. Às vezes, é melhor ser sincero e dizer não do que ficar com uma tarefa que não pode concluir;
11. Não se distraia. Desligue a televisão e qualquer coisa que faça você se distrair, assim, evita perder tempo com coisas fúteis;
12. Faça um checklist e veja se terminou tudo o que havia planejado.

Fonte: Canal do Ensino

terça-feira, 5 de abril de 2016



 Abilio Diniz
Por Abílio Diniz

Eu sou uma pessoa extremamente disciplinada. Este sempre foi um valor muito importante na minha vida.

Muitas pessoas dizem que eu exagero, que elas não desejam tanta disciplina assim na vida. De fato, disciplina é gesso. É se colocar num trilho. Mas ela também pode ser encarada como o trilho que te leva ao seu grande objetivo.

E para ter disciplina é preciso organização. Organizar a vida, a rotina, organizar o que se gosta de fazer. Sempre tive muitos papéis e atividades na vida, mas, graças à disciplina e à determinação, sempre arrumei tempo para a família, o trabalho, o lazer, a atividade física.

Com organização, você se senta no banco do motorista do carro da vida. Você ganha tempo e “timing”. Muitas vezes, as pessoas preferem adiar um evento porque precisam de tempo para fazer as coisas com calma. Tudo bem, pode funcionar. Mas e se eu concluir este evento antes? Pode ser que esta decisão traga problemas, custos e preocupações. Porém, só saberemos o saldo de fazer as coisas com maior velocidade se avaliarmos e calcularmos a relação custo/benefício desta hipótese. E, normalmente, quando você se antecipa, conquista o resultado antes e ganha muito mais satisfação.

Sempre detestei perder tempo. É verdade que tempo é dinheiro, assim como é verdade que tempo é prazer, é satisfação, é objetividade. Quem perde tempo, perde tudo isso. Daí a necessidade de questionar e buscar sempre a melhor informação.

Os melhores momentos da minha vida profissional sempre coincidiram com os momentos em que andamos em alta velocidade, mais rápido que os concorrentes. Fazer mais rápido não causa estresse desde que você se estruture para isso. Também é importante não confundir alta velocidade com pressa.

A disciplina pressupõe prioridades, descartar certas coisas para se concentrar no que é de fato importante. Nesse processo, é preciso separar o que é prioridade do que é urgente. As prioridades precisam ser atacadas com o peito. Porém, abra o braço e leve junto aquilo que não é prioridade, mas que não pode ser deixado para trás; tudo o que tem sua urgência, mas não requer tanta atenção.

Outra coisa indispensável para a disciplina é a administração do tempo. Minha agenda é anual, sempre. Começo a trabalhar a agenda do ano que vem muito antes do ano acabar. Estabeleço os grandes eventos e vou ajeitando o que vai aparecendo, inclusive lazer, viagens. Planejar o tempo é ganhar tempo.

É muito mais simples administrar o tempo quando ele é tratado de forma organizada. E administrá-lo é administrar a vida. Quem organiza a agenda, vive melhor.

Além disso, é preciso humildade para reconhecer que não se coloca uma dúzia de ovos em uma caixa com seis lugares. Ou seja, não adianta achar que dá para encaixar dezenas de compromissos na agenda, pois o tempo é finito. Isso vai gerar estresse e perda de foco. Neste sentido,  objetividade é fundamental para lidar bem com o tempo.

Um último ponto em relação à disciplina é o ato de delegar. Para isso, é preciso, criteriosamente, dar poder e força às pessoas que nos cercam. Não adianta delegar sem discutir e explicar a amplitude do que foi delegado. E depois é preciso acompanhar o que elas fazem com esse poder e cobrar o resultado final.