Slide # 1

TJGO - Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

Slide # 2

Slide # 3

Slide # 4

UMA HOMENAGEM A RIO VERDE

terça-feira, 5 de abril de 2016



 Abilio Diniz
Por Abílio Diniz

Eu sou uma pessoa extremamente disciplinada. Este sempre foi um valor muito importante na minha vida.

Muitas pessoas dizem que eu exagero, que elas não desejam tanta disciplina assim na vida. De fato, disciplina é gesso. É se colocar num trilho. Mas ela também pode ser encarada como o trilho que te leva ao seu grande objetivo.

E para ter disciplina é preciso organização. Organizar a vida, a rotina, organizar o que se gosta de fazer. Sempre tive muitos papéis e atividades na vida, mas, graças à disciplina e à determinação, sempre arrumei tempo para a família, o trabalho, o lazer, a atividade física.

Com organização, você se senta no banco do motorista do carro da vida. Você ganha tempo e “timing”. Muitas vezes, as pessoas preferem adiar um evento porque precisam de tempo para fazer as coisas com calma. Tudo bem, pode funcionar. Mas e se eu concluir este evento antes? Pode ser que esta decisão traga problemas, custos e preocupações. Porém, só saberemos o saldo de fazer as coisas com maior velocidade se avaliarmos e calcularmos a relação custo/benefício desta hipótese. E, normalmente, quando você se antecipa, conquista o resultado antes e ganha muito mais satisfação.

Sempre detestei perder tempo. É verdade que tempo é dinheiro, assim como é verdade que tempo é prazer, é satisfação, é objetividade. Quem perde tempo, perde tudo isso. Daí a necessidade de questionar e buscar sempre a melhor informação.

Os melhores momentos da minha vida profissional sempre coincidiram com os momentos em que andamos em alta velocidade, mais rápido que os concorrentes. Fazer mais rápido não causa estresse desde que você se estruture para isso. Também é importante não confundir alta velocidade com pressa.

A disciplina pressupõe prioridades, descartar certas coisas para se concentrar no que é de fato importante. Nesse processo, é preciso separar o que é prioridade do que é urgente. As prioridades precisam ser atacadas com o peito. Porém, abra o braço e leve junto aquilo que não é prioridade, mas que não pode ser deixado para trás; tudo o que tem sua urgência, mas não requer tanta atenção.

Outra coisa indispensável para a disciplina é a administração do tempo. Minha agenda é anual, sempre. Começo a trabalhar a agenda do ano que vem muito antes do ano acabar. Estabeleço os grandes eventos e vou ajeitando o que vai aparecendo, inclusive lazer, viagens. Planejar o tempo é ganhar tempo.

É muito mais simples administrar o tempo quando ele é tratado de forma organizada. E administrá-lo é administrar a vida. Quem organiza a agenda, vive melhor.

Além disso, é preciso humildade para reconhecer que não se coloca uma dúzia de ovos em uma caixa com seis lugares. Ou seja, não adianta achar que dá para encaixar dezenas de compromissos na agenda, pois o tempo é finito. Isso vai gerar estresse e perda de foco. Neste sentido,  objetividade é fundamental para lidar bem com o tempo.

Um último ponto em relação à disciplina é o ato de delegar. Para isso, é preciso, criteriosamente, dar poder e força às pessoas que nos cercam. Não adianta delegar sem discutir e explicar a amplitude do que foi delegado. E depois é preciso acompanhar o que elas fazem com esse poder e cobrar o resultado final.

0 comentários:

Postar um comentário