Slide # 1

TJGO - Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

Slide # 2

Slide # 3

Slide # 4

UMA HOMENAGEM A RIO VERDE

quarta-feira, 1 de junho de 2016


 Resultado de imagem para trilingue


Ter domínio em um segundo idioma se tornou um requisito básico para aqueles que querem ingressar no mercado de trabalho. Não tenha dúvidas, todos seus concorrentes terão domínio pelo menos do inglês e espanhol. Por isso, para se destacar é necessário ser trilíngue. Não se trata de uma tarefa fácil, porém não é impossível, principalmente se você já tem uma base de pelo menos um idioma estrangeiro. Por esse motivo, listamos algumas dicas que serão primordiais para que você alcance esse próximo passo, que fará toda a diferença, tanto em sua vida acadêmica como na profissional. Fique atento e, o mais importante, não desista! Somente a persistência te levará onde você pretende chegar:

1) Escolha o que te atrai
Para adquirir total conhecimento em uma língua estrangeira é necessário ter interesse pelo mundo que a cerca. Imagine que uma pessoa que deteste a cultura americana. Com certeza ela não terá a mínima motivação para aprender inglês. Portanto escolha uma cultura que te atrai, como por exemplo aprender alemão, caso se interesse pela Segunda Guerra Mundial, ou mandarim, se é fascinado pela cultura oriental. Isso é importantíssimo, principalmente quando se trata em aprender uma terceira língua.

2) Ambientes diferentes
Aprender dois idiomas ao mesmo tempo não é uma tarefa fácil. Para que seu cérebro não fique com excesso de informações e acabe misturando as línguas, procure estudar em locais diferentes. Escolas e professores diferentes são essenciais para o processo. Se você estuda sozinho em casa, não há problema, basta escolher cômodos e materiais distintos. Seu cérebro agradece!

3) Escute músicas
Ser trilíngue exige muita dedicação! É importante que você não deixe de conviver com nenhum dos idiomas por um dia sequer. Portanto, uma boa dica é a busca por músicas nessas línguas. Ouvir palavras conhecidas ajudam na memorização. Reveze músicas dos idiomas em sua playlist.

4) Apadrinhe um intercambista
Essa dica é para quem já tem um segundo idioma, mas deseja ser trilíngue se divertindo e fazendo novos amigos. Existem diversos programas para apadrinhar intercambistas, mostrar a cidade e ajudar nos momentos difíceis. Esses projetos dão a oportunidade de o estrangeiro se sentir mais à vontade, mas também acaba ajudando os brasileiros a conhecer uma nova cultura e aprender uma nova língua. Durante os diálogos, vocês irão trocar experiências. Com a base em português que os dois têm, fica muito mais fácil.

5) Aulas particulares

Em qualquer aprendizado de língua, obviamente, as aulas particulares tem efeito mais rápido e eficiente. No que diz respeito a aprender duas línguas ao mesmo tempo é ainda mais importante. Memorizar e raciocinar em um novo idioma é bastante complicado, então para que você não acabe misturando os dois é importante ter a atenção integral de um bom professor.

6) Crie métodos diferentes
Para que os idiomas não acabem se misturando é importante criar métodos de estudos diferentes. Por exemplo, faça aulas de inglês online e estude em casa com um professor particular. Enquanto isso, procure um curso com aulas em grupo e tente fazer a atividades como assistir uma série para aprender espanhol, por exemplo. As informações serão melhor separadas em seu cérebro, facilitando a distinção de qual palavra foi aprendida de tal forma, facilitando o aprendizado.

7) Idiomas diferentes
Ser trilíngue, como você já deve ter notado, exige que você saiba distinguir muito bem o que pertence à qual idioma. Por isso, é interessante escolher línguas completamente diferentes. Se você puder escolher, selecione algo bem distante de sua realidade, como por exemplo o alemão ou mandarim, que é bem diferente do português. A partir daí, estudar espanhol por exemplo será mais fácil, e você não irá correr o risco de misturar as palavras e se confundir durante uma conversa.

8) Tenha uma motivação
Saiba o motivo de estar aprendendo cada idioma. É extremamente importante que você tenha consciência do que está buscando e para onde esse processo irá te levar. Por exemplo, se você pretende trabalhar com engenharia, procure saber quais os países e as línguas mais faladas nesses locais, que oferecem maior investimento na área e selecione aquele idioma para aprender como terceira língua. Enquanto isso, o segundo deve ser algo mais amplo como o inglês ou espanhol, que dão mais chances de crescimento, em geral.

9) Persistência
Por último, persista no seu objetivo. Aprender uma segunda língua é tarefa fácil, mas uma terceira exige um esforço muito maior, portanto não desista. Entenda o motivo de estar correndo atrás de mais esse aprendizado e foque nos benefícios que ele irá proporcionar. Com certeza, tudo será mais fácil.
Esperamos que você possa aproveitar todas as dicas e colocá-las em prática o mais rápido possível. Não deixe para depois e comece a se preparar para o futuro hoje mesmo.

Fonte: Canal do Ensino

0 comentários:

Postar um comentário