Slide # 1

TJGO - Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

Slide # 2

Slide # 3

Slide # 4

UMA HOMENAGEM A RIO VERDE

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Resultado de imagem para técnicas de aprendizagem
 Aprender é sempre bom, melhor ainda quando aquilo que aprendemos conseguimos assimilar e não esquecer mais, muitas pessoas acham que para aprender e não esquecer basta decorar, mas com o passar dos dias aquilo que foi decorado começa a ser esquecido, por que não foi aprendido só decorado.
Todos os dias aprendemos algo novo e com tantas informações é comum esquecer algumas coisas, porém existem algumas técnicas para você aprender e não esquecer mais, porque quando você aprende de verdade não esquece.
Então vamos as 6 técnicas para aprender qualquer coisa e não esquecer mais.

1 – Conecte novas informações com coisas que você já sabe
Quando você estiver aprendendo algo novo procure entender, utilize suas palavras tentando explicar o assunto para você mesmo, faça conexões com algum fato que você conheça do seu cotidianos que te faça lembrar do assunto que esta aprendendo, assim você vai assimilar com mais facilidade e conseguir se lembrar depois.

2 – Responda antes de ter uma resposta
Seja no ambiente escolar ou profissional você deve sempre analisar a situação e tentar resolver não espere que as respostas venham prontas, se esforce para encontra-las mesmo sem saber se está certo, ao fazer esse exercício você vai aprendendo e quando necessário vai se lembrar sempre do caminho percorrido para encontrar as respostas.

3 – Avalie o que aconteceu
Tire pelo menos 15 minutos no final do dia para refletir sobre tudo que você fez, o que poderia ter feito melhor? O que você viu de novo? Com essa técnica você vai fixando o que aprendeu ao longo do dia.

4 – Use truques
Você pode usar uma música, rimas, siglas, palavras que te façam lembrar o que aprendeu ou seja você vai criar um “elo” entre o assunto e a música por exemplo que vai te ajudar a lembrar sempre daquele assunto ou tema.

5 – Recupere na própria memória
Utilize algumas palavras fazendo pequenas anotações elas vão ajudar você a lembrar do assunto e não esquecer mais.

6 – Saiba o que você não sabe
Procure não se enganar, achando que sabe algo quando não sabe, pare e reflita se realmente você tem domínio sobre o assunto, desta forma você vai descobrir o que realmente necessita aprender.
Simples não é? Agora é só colocar as técnicas em prática e não esquecer de mais nada.
Até a próxima e bons estudos!!!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015


Resultado de imagem para aluno nota 10


Ser um ótimo aluno em alguns momentos pode ser difícil às vezes, quando ao mesmo tempo quer ter uma vida social, sair e se divertir, tem que se dedicar ao estudos. Porém como alguns estudantes conseguem adquirir tantas notas altas no boletim?
Dormir bem é importante
Muitas pessoas têm o péssimo hábito de irem dormir tarde após uma longa noite de estudos. Isso é uma péssima escolha, já que com a mente cansada, não se aprende nada, só pode piorar o seu rendimento para o dia seguinte.
Tenha entre 8 e 9 horas de sono por dia. E desligue-se de tecnológicos pelo menos 1 hora antes de dormir. Você estará mais disposto e seu rendimento melhorará com a mente descansada.
Preste atenção no seu professor
Se ele não fosse importante, não seria necessária a sua presença ali. Ele estudou por anos para poder te ensinar aquela determinada matéria e nas maioria das vezes sabe o que diz. Preste atenção no que ele diz, onde foca mais porque pode ter certeza que será o que vai cair nas avaliações.
Tire notas em sala de aula
Mais importante do que ouvir o que o professor tem a dizer, anote aquilo que achar importante. Se preferir, utilize até aplicativos de Blocos de Notas no celular (desde que o seu Facebook e Whatsapp não desviem sua atenção).
Evite se distrair
Dando um complemento ao tópico anterior, evite ao máximo utilizar seu telefone celular, ele pode ser o seu pior inimigo na hora de aprender o conteúdo. Mantenha seu foco no que está sendo passado em sala de aula e principalmente crie regras na hora de estudar em casa.
Faça suas tarefas e confira suas respostas
Já ouviu aquela história de que só se aprende fazendo? É bem por aí mesmo… Você só consegue fazer uma auto avaliação de si próprio quando coloca o que apenas ouviu em prática.
Faça todos os seus exercícios, com atenção e de preferência sem consulta. Caso precise consultar por dúvida, não consulte buscando a resposta exata e sim algum ponto que possa te ajudar a lembrar. O aluno nota 10 é curioso e está em busca de conhecimento, não de respostas dadas de mão beijada.
Mais importante que fazer é corrigir. Depois de ter feito sua tarefa, sem consulta e com atenção e dedicação. É a hora de ver os seus erros e acertos. Somente através dessa correção você poderá saber quais foram os erros bobos que teve e o que não aprendeu tanto assim.
Entregue seu trabalho no prazo
Não existe nada pior para professores do que alunos que chegam com desculpas esfarrapadas quanto a entrega dos trabalhos. Entenda se ele pediu para um determinado dia é porque está no plano de ensino que ele tem pra você, portanto faz parte do seu aprendizado.
Se você o faz com atraso, isso significa que o seu aprendizado está atrasado também. E pior se o seu professor for rígido, sua nota poderá ser menor e seu trabalho desvalorizado. Mantenha a organização.
Revise as aulas em casa
Depois de fazer as suas notas, prestar atenção e ter feito suas lições e trabalhos, chegou a hora de revisar tudo que aprendeu. Um conselho é escrever o que achou mais interessante de tudo isso, o que poderá ser usado na avaliação e o que teve dúvidas ou não.
Caso tenha tido alguma dúvida ao revisar na sua casa, leve para o seu professor e peça para que ele te auxilie na solução da mesma, porém não deixe de revisar.
Faça intervalos ao estudar em casa
Como citado no primeiro tópico, a mente cansada não consegue trabalhar com eficiência. Divida seu tempo de estudo em tarefas, o que deverá ser estudado e quais são os exercícios que deverão ser realizados, existe algum trabalho a ser feito? E por aí vai…
Porém estabeleça horários de intervalo entre essas tarefas para a mente descansar e você não se sentir tão cansado. Cerca de 5 a 10 minutos já ajudam a relaxar e conseguir voltar para ter um estudo qualificado que te renderá uma nota 10.

Fonte: Canal do Ensino