Slide # 1

TJGO - Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

Slide # 2

Slide # 3

Slide # 4

UMA HOMENAGEM A RIO VERDE

terça-feira, 1 de março de 2016


Resultado de imagem para redação para concurseiros


Olá Pessoal.
A redação é uma das partes mais temidas para quem presta concursos públicos.
Infelizmente, nem todas as pessoas saem da sala de aula sabendo direito como desenvolver um bom texto. Porém, existem algumas regras básicas para quem deseja produzir uma boa redação e conquistar a tão sonhada vaga no concurso.

Estrutura de um texto

Basicamente, um texto deve ser dividido em 3 partes:
Introdução: um breve resumo do assunto, que pode ser escrito em um parágrafo.
Desenvolvimento: apresenta a argumentação sobre o tema. Cerca de 4 ou 5 parágrafos são o suficiente (dependendo do tamanho do texto exigido pelo concurso).
Considerações finais: A conclusão sobre o assunto, que também pode ser apresentada em um parágrafo.

Qual o tamanho ideal de um parágrafo?

Essa é uma dúvida muito comum na hora de escrever uma redação. O parágrafo nada mais é que uma unidade de pensamento. O desenvolvimento do texto é criado a partir do momento que esses pensamentos são apresentados de forma coerente.
Um parágrafo muito longo causa cansaço, enquanto um muito curto passa a impressão de que a ideia não foi bem desenvolvida. O ideal é que ele tenha de 4 a 5 linhas.

Não exagere nas vírgulas

As vírgulas servem para organizar e dar elegância ao texto. Porém, se usadas em excesso, podem causar confusão e gerar cansaço no leitor. Observe a frase abaixo:
Vou prestar concurso público e tenho muitas dúvidas, não sei se estudo primeiro matemática, português ou redação, gostaria de saber quais são as principais dicas na hora da prova, pois sempre fico muito nervoso e me dá um branco, o que devo fazer para não acontecer isso?
Percebe como é cansativo ler um texto com muitas vírgulas? Vamos ver agora a frase com a pontuação adequada:
Vou prestar concurso público e tenho muitas dúvidas. Não sei se estudo primeiro matemática, português ou redação. Gostaria de saber quais são as principais dicas na hora da prova, pois sempre fico muito nervoso e me dá um branco. O que devo fazer para não acontecer isso?
Veja como a leitura fluiu melhor. A dica é: em caso de dúvida, coloque um ponto final e inicie outra frase.

Uso correto da crase

De modo geral, a gramática da língua portuguesa é muito complexa e uma das dúvidas mais comuns é o uso correto da crase. Existem muitas especificações para a aplicação do “à”, mas algumas regras simples podem te ajudar durante a prova. Basicamente, a crase acontece quando há a contração da preposição “a” com o artigo feminino “a”.
Dessa forma, já temos a primeira dica importante: Não existe crase antes de palavra masculina.
Ex: Fui a cavalo até a fazenda.
OBS: só existe crase antes de palavra masculina se ficar subentendido o termo “moda de”. Por exemplo: Ele escreve à (moda de) Monteiro Lobato.
Ela também não se aplica se vier antes de verbo.
Ex: Estou disposta a correr na São Silvestre esse ano.
Em caso de dúvida, podemos substituir a palavra feminina por uma masculina. Se o “a(s)” puder ser trocado por “ao(s)”, é sinal que existe a crase.
Ex: Fui a + a empresa = Fui à empresa
Fui a + o trabalho = Fui ao trabalho
Dedique um tempo durante a semana para praticar a escrita e produzir alguns textos. Com foco, estudo e dedicação, é possível produzir uma redação nota 10 e conquistar um lugar entre os aprovados.
Muita Atenção e Boa Sorte!!!

Fonte: Canal do Ensino

0 comentários:

Postar um comentário