Slide # 1

TJGO - Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

Slide # 2

Slide # 3

Slide # 4

UMA HOMENAGEM A RIO VERDE

quarta-feira, 5 de outubro de 2016


Resultado de imagem para interpretação de texto

 
Através da leitura é que se chega ao conhecimento. Por isso, é preciso aprender a ler e deixar de lado aquela história de passar os olhos sobre o texto.
Apesar da quantidade de analfabetos no país ter diminuído, a quantidade de pessoas que não leem e não conseguem entender o que está escrito chega a números alarmantes. Essas pessoas que tecnicamente são alfabetizadas, que conhecem e decifram o código, mas que não compreendem o que leram são chamadas de analfabetos funcionais.
Essa falta de entendimento faz com que esses indivíduos não se interessem pelos livros afinal, as palavras que ali estão presentes são vazias para eles. É por esse motivo que o ato de ler vira uma tarefa cansativa, sem prazer algum. Mas isso tudo pode mudar com algumas dicas bem simples e fáceis de serem seguidas.

Qual a importância da leitura na interpretação de texto?

Para se chegar ao conhecimento é preciso ler. É através do hábito da leitura que a compreensão de um texto e sua interpretação ficam muito mais simples, quase automático.
Algumas pessoas costumam “passar os olhos” em um texto quando deveriam se interessar pelo que está escrito. Os textos, por mais simples que sejam, possuem a incrível capacidade de exercitar o modo de pensar, de fazer com que as ideias sejam captadas e que as palavras sejam investigadas.
Através da leitura constante é possível deter mais conhecimentos, vocabulário maior, rapidez para refletir além de conseguir entender o que está escrito mais rapidamente e, assim, fazer uma interpretação de texto perfeita.

Técnicas para melhorar sua interpretação de texto

Um dos principais requisitos para conseguir fazer uma boa interpretação de texto é ler com frequência. Mas, além disso, a leitura pode ser potencializada se um dicionário estiver por perto.
Ele se torna muito útil para quando aparece uma palavra esquisita no meio do texto. Uma ótima ideia é anotá-la juntamente com o seu significado para não esquecê-la.
Fazer paráfrase também é fundamental para melhorar a interpretação de texto. Paráfrase é uma explicação ou nova apresentação daquele texto. Ela é feita sem que as ideias do autor sejam alteradas, mas não são utilizadas as mesmas palavras que do texto original.
Sempre que for ler opte por um material que esteja impresso no papel. Eles são ideais para sublinhar, rabiscar alguma anotação, por exemplo. Quem tem dificuldades na interpretação de texto deve se afastar dos aparelhos eletrônicos na hora de fazer sua leitura.
Por fim, o ato de ler devagar. Ler com pressa, pensando nas tarefas que precisam ser feitas ou entre um minuto e outro de sossego não será uma leitura prazerosa e muito menos com entendimento do que está escrito.

Tipos de leitura para treinar a interpretação de texto

Alguns textos facilitam a sua compreensão porque provocam uma leitura mais agradável, leve. Assim, quando são lidos, a sua interpretação é muito mais fácil. Textos irônicos, tirinhas, poesias, textos que fazem reflexões existenciais, que criticam o cotidiano são bons exemplos.

Dicas simples para boas interpretações de textos

Para fazer uma interpretação de texto muito boa basta seguir essas dicas bem simples:
  • Separar a opinião e o fato – no trecho que foi lido existe algo que pode ser comprovado? Então ele é um fato. Se é algo que pode ser refutado então trata-se de uma opinião. Algumas palavras como os advérbios, pronomes e adjetivos são usualmente utilizados para expressar uma opinião;
  • Pistas textuais – todo texto traz pistas contextuais. É por esse motivo que é importante que o leitor não busque imediatamente o dicionário quando se deparar com uma palavra desconhecida. Antes disso, é preciso analisar o contexto em que a palavra está sendo usada;
  • Ideia central – todo texto tem algo principal de que ele trata e algumas ideias secundárias. Para reconhecê-la basta perguntar: o quê? Por quê? Onde? Quem? Quando? Como? Que quantidade?
Boa leitura!

0 comentários:

Postar um comentário