Slide # 1

TJGO - Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

Slide # 2

Slide # 3

Slide # 4

UMA HOMENAGEM A RIO VERDE

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Resultado de imagem para estudo das criança


As férias ainda estão aí, mas antes que fique em cima da hora, os pais já devem saber como preparar os filhos para o retorno à escola de forma gradual e com certa antecedência. Então anote aí estas 10 dicas para retomar a rotina dos estudos.
Segundo especialistas, nesse período é importante restabelecer a rotina para que a criança comece o ano adaptada aos horários das atividades escolares.

Como retomar a rotina dos estudos

1- Enquanto durar as férias, deixe a criança brincar e descansar. Nada de dar coisas para ler e estudar. A escola é o trabalho da criança, então ela precisa de férias para esquecer um pouco da escola.
2- Uma semana antes do retorno às aulas coloque a criança para dormir e acordar mais cedo para ir se acostumando aos poucos com a rotina. É recomendável reduzir o tempo na internet ou na frente da TV. Volte a fazer as refeições nos horários habituais.
3- Outra dica é ligar para os amigos ou encontrá-los dias antes do começo do ano letivo. A criança poderá contar sobre suas férias e dividir a ansiedade com as novidades do novo ano, deixando-a mais confortável para o retorno.
4- Procure arrumar com os filhos a mochila com o material que será utilizado. Repor algum material que falta ou oferecer algo novo demonstra preocupação dos pais com a volta às aulas. Algumas escolas passam lições para as férias. Verifique se foram feitas e se estão prontas para serem entregues
5- Se é o primeiro ano da criança em sala de aula, comece aos poucos a conversar sobre o que ela fará na escola. É importante envolver a criança no processo. Se o jovem vai mudar de escola, leve-o para conhecer o novo colégio.
6- O retorno às aulas marca também à volta ao convívio com colegas de classe. Use isso como estímulo para voltar à rotina de aulas.
7- Incentive os estudantes a levarem fotos e panfletos de lugares que foram visitados durante as férias para comentar com colegas e professores. Estimule seu filho a mostrar na escola o que aprendeu durante esse período e a perguntar também a seus colegas o que aprenderam nas férias.
8- Tenha um tempo para acompanhar o dever de casa da criança. Nem todos os pais têm muito tempo, mas eles devem reservar pelo menos uns 40 minutos para conversar sobre a escola, não para cobrar, mas para estar por perto enquanto a criança estuda.
9- Pais e familiares devem ser positivos e motivadores no momento da volta às aulas. Leve os filhos à escola com alegria e, após o primeiro dia de aula, pergunte sobre as novidades, mostre interesse e diga o quanto aquilo também lhe empolga.
10- No caso dos adolescentes, o acompanhamento é mais distante, mas os pais precisam perceber e cobrar se ele está ou não separando um tempo para estudar.
Com estas dicas, a retomada da rotina de estudos vai ficar mais fácil. Experimente!

Fonte: Canal do Ensino

0 comentários:

Postar um comentário