Slide # 1

TJGO - Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

Slide # 2

Slide # 3

Slide # 4

UMA HOMENAGEM A RIO VERDE

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016


 Resultado de imagem para dicas de estudo


Olá pessoal!
Para estudar bem, aprender todo o conteúdo e conseguir captar as principais informações, é necessário o uso de várias técnicas de estudo, como fazer resumos, ler o texto várias vezes e grifar as partes mais importantes, esta última como umas das técnicas mais antigas que existem para melhorar a compreensão de um texto e umas das mais eficientes também.
Por isso, este texto var dar diversas dicas de como fazer para grifar as frases mais importantes de um livro didático, e para que assim, seu estudo renda muito mais e você consiga alcançar os seus objetivos acadêmicos.
Nunca grifar parágrafos inteiros
Uma primeira dica muito importante para quem quer usar as frases grifadas para a melhor compreensão de um conteúdo acadêmico é nunca grifar parágrafos inteiros, pois, desta maneira, o recurso não terá utilidade alguma.
Quando se grifa ou destaca algo, a intenção é aprender a ideia principal, porém, quando uma passagem é muito longa, o cérebro não consegue captar tudo o que foi grifado e com isso, este recurso acaba não sendo bem utilizado.
Sempre ler o texto duas vezes
Antes de sair grifando todo o texto – porque às vezes acabamos cometendo este erro –, é importante lê-lo duas vezes. Assim, quando você for grifar os trechos que forem importantes, você já terá uma melhor ideia do que deseja grifar e irá montar uma estrutura melhor para estudar depois.
Em textos muitos técnicos, essa dica é ainda mais importante, pois, assim, você irá entendê-lo melhor, além dos conceitos mais importantes e saber o que deve ou não ser grifado.
Não grifar tudo
Pode parecer óbvio, mas, em alguns momentos, na ânsia de achar que tudo é importante, acabamos amarelando o texto inteiro, e ao invés de deixá-lo mais simples de ser estudado, acaba ficando ainda mais complicado. Afinal, se tudo é importante, para que grifar o texto? Vale lembrar que essa técnica é para facilitar a leitura e não para complicá-la.
Localize as palavras-chave
Para saber o que é importante em um texto, uma das melhores técnicas é localizar a palavra-chave. Por exemplo, se um texto for de futebol, é importante grifar palavras-chave relacionadas a esse esporte. Assim é em todos os textos, mesmo os mais técnicos, por isso, achar a palavra-chave e ler os textos duas vezes se torna essencial para que você saiba grifar as frases mais importantes de um texto.
Grife aquilo que você não conheça
Ao ler um texto, algumas vezes não conhecemos um conceito ou não entendemos muito bem alguma explicação dada. Quando isso acontece, é importante que marquemos esses pontos para quando lermos o texto novamente saibamos que temos que reler esses trechos com
mais atenção, para que eles fiquem ainda mais claros e compreensivos, e assim seja abstraído o máximo de informações de uma leitura.
Essas são algumas das dicas para grifar frases importantes no livro didático. Você já conhecia? Use algumas delas em suas leituras, deixe os comentários do que achou abaixo e participe do post.
Bom estudo!


0 comentários:

Postar um comentário